Datas: 16 (terça-feira) e 17 (quarta-feira) de dezembro de 2025
Cinemateca de Curitiba: Rua Carlos Cavalcanti, 1174
Bairro: São Francisco, Curitiba-PR.
Terça-feira dia 16/12/2025
Programa 1
Horário: 15h - 15h46
Duração da exibição:
46 min.
Sessão temática: Sociedade Invisível
ASHIMINA, 15 min. 40 seg., 2019, Etnoficção, Reino Unido e Nepal, Dir. Dekel Berenson
Sinopse: Aninhada entre um belo lago e os Himalaias, Ashmina, 13 anos, vive com sua família nos arredores de Pokhara, no Nepal, capital mundial do parapente. Forçada a deixar de ir à escola, Ashmina ajuda sua família a sobreviver trabalhando no campo de pouso, embalando os paraquedas dos pilotos estrangeiros em troca de pequenas quantias.
CIDADÃO DE TERCEIRA CLASSE, 15 min. 30 seg., 2019, Ficção, Croácia, Dir. Ivan Trpimir Lozic.
Sinopse: Rade, um morador de rua, tenta lutar por seu orgulho quando é colocado a prova por uma série de situações desagradáveis, chegando ao limite que separa a vida da sobrevivência.
O AFETO E A RUA, 15 min., 2019, Filme Solidário, Porto Alegre-RS/Brasil, Dir. Thiago Köche
Sinopse: Diante de uma realidade de exclusão, fome, frio e preconceito, o documentário O Afeto e a Rua fala sobre a relação de amor e carinho entre moradores de rua e seus cães.
Programa 2
Horário: 16h - 18h30
Duração da exibição:
1 h e 53 min. (DEBATE)
DE OLHOS ABERTOS, 1h53, 2020, Filme Solidário, Porto Alegre-RS/Brasil, Dir. Charlotte Dafol
Sinopse: Em Porto Alegre (Brasil), um grupo de moradores de rua produz e vende seu próprio jornal, o "Boca de Rua". Mais do que uma fonte de renda, é uma ferramenta essencial de organização e um canal de denúncia para ser ouvido e visto pela sociedade. Com mais de 18 anos de existência, para esses jornalistas tão peculiares, conseguir algo para comer, encontrar um lugar para dormir e enfrentar a violência urbana ainda são preocupações reais do dia a dia, mas o importante é não estar sozinho nessa luta.
Horário: 18h30 - 19h
Intervalo - Coffee Break
Programa 3
Horário: 19h - 21:30h
Duração da exibição: 1 h e 51 min.
BONECA DO IGUAÇU – Uma história, 15 min., 2024, Doc., São José dos Pinhais, Paraná/Brasil, Dir. Max Olsen
Sinopse: Qual o motivo do bairro Boneca do Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba, ter recebido esse nome? Tudo começa lá pelos idos de 1950 com um restaurante dançante situado à beira da hoje denominada Avenida das Torres, e que trouxe grandes nomes do cenário musical para São José dos Pinhais. Por que "Boneca do Iguaçu"? Seria por causa de um brinquedo ou uma pessoa?
ZADRA, 24 min. 16 seg, 2019, Filme Solidário, Curitiba, Paraná/ Brasil, Dir. Diego Duda
Sinopse: o dia-a-dia da vida de um comediante não é nada fácil. No filme, Fagner Zadra conta como iniciou sua carreira, por quais dificuldades passou e o que fez para adaptar suas piadas depois de sofrer um grave acidente.
O LEGADO DO ARTÍFICE, 1h12, 2020, Filme Solidário, Brasil, Dir. Alice Fátima Martins
Sinopse: Entre a coragem de experimentar e a natureza mágica do trabalho artesanal, as histórias contadas pelo artesão do cinema, Martins Muniz, são habitadas por muitos e surpreendentes personagens. Vários candidatos querem continuar o trabalho do velho mestre. Mas apenas um será escolhido.
Quarta-feira dia 17/12/2025
Programa 4
Horário: 15h - 16h
Duração da exibição:
51 min.
Sessão temática:
COP30 - Meio-Ambiente
DADECI, 6 min. 50 seg., 2020, Filme Experimental, Cabo Verde e Portugal, Dir. Lara Plácido
Sinopse: Do ponto de vista dos porcos, a vida não vai nada bem.
DIMENSÃO ZERO, 7 min. 03 seg, 2020, Filme Experimental, México, Dir. Sunya Ratio
Sinopse: Iniciativa artística que entrelaça a quietude da arquitetura com a fluidez da dança. O espaço arquitetônico deixa de ser um objeto passivo de contemplação quando despertado pelo fluxo da dança, numa pulsação de vai e vem entre um corpo singular do espaço e o olhar cativado da câmera.
CARBON SKY, 11 min. 24 seg., 2019, Filme Experimental, Canadá, Dir. Kent Tate
Sinopse: Carbon Sky é uma exploração dos mundos natural e artificial que coexistem no oeste do Canadá. Embora o foco fosse a presença em constante mudança de sombra e luz, impossível separar a imaginação dos impactos políticos, comerciais e culturais.
NEW YORK, MAIS UMA CIDADE, 18 min. 26 seg., 2019, Etnográfico, Brasil/EUA, Dir. André Lopes e Joana Brandão
Sinopse: Uma jovem liderança Guarani Mbya, é chamada para debater seu trabalho no Margaret Mead Film Festival, realizado no Museu Americano de História Natural, em Nova York. Ao chegar lá se depara com exposições, debates e atitudes que a fazem refletir sobre o mundo do povo "juruá", contrastando-o com os modos de existência dos Guarani.
THE STREAM X, 6 min. 54 seg., 2019, Filme Experimental, Japão, Dir. Hiroya Sakurai
Sinopse: Em The Stream X, o som ambiente na água é substituído por um som vindo de fora do curso d'água. O vento movimenta as plantas aquáticas e empurra objetos que flutuam na água. A expressão do vento como metárfora do riacho.
Programa 5
Horário: 16h - 17h45
Duração da exibição:
1 h e 25 min. (DEBATE)
MISSIONÁRIOS DA CHUVA, 27 min. 11 seg., 2019, Etnodráfico, México, Dir. Jimena Paz
Sinopse: Nas terras altas centrais do México, um grupo de agricultores, resistindo à modernidade mantém a tradição dos rituais de petição por chuva. Com enorme responsabilidade, eles assumem a missão de proteger e restaurar seus locais sagrados, a fim de harmonizar o equilíbrio climático e garantir chuvas e alimentos para o mundo inteiro.
...ALÉM DA SALA DE ESPERA, 28 min. 23 seg, 2015, Filme Solidário, Portugal, Dir. José Paulo Santos
Sinopse: A convivência de um casal que optou por viver em harmonia com a Natureza, contrariando todo um sistema consumista e capitalista. De onde vem a visão mística e o ideal criativo, senão o isolamento com a natureza espiritual? Longe do tédio, eles revelam o quanto é saudável buscar a sustentabilidade do ser.
O VÉU DE AMANI, 15 min., 2019, Filme Solidário, Distrito Federal/BR, Dir. Renata Diniz
Sinopse: Amani é uma garota muçulmana paquistanesa. Quando ela se muda para sua nova casa, recebe um presente inesperado de sua vizinha brasileira: um biquíni.
RIO DESBORDE, 15 min. 03 seg, 2019, Filme Arquivo, Brasil e Chile, Dir. Vivian Castro
Sinopse: Rio Desborde é um ensaio audiovisual que acompanha as margens do Rio Tietê, em São Paulo, Brasil, e do Rio Mapocho, em Santiago, Chile, em seu perímetro urbano. Uma observação e registro de pessoas e lugares afetados pelas águas e esquecidos, assim como desses rios. Memórias da vida cotidiana e de parte da história política recente aparecem.
Programa 6
Horário: 18h15 - 19h45
Duração da exibição:
1 h e 18 min. (DEBATE)
ÂMNIO, 5 min. 35 seg, 2019, Filme Experimental, Rio de Janeiro-RJ/Brasil, Dir. Laís Sambugaro
Sinopse: Âmnio traça a relação entre a potência feminina de gerar uma vida e a própria Mãe Natureza. Compara nossa origem pontual e individual (nossas mães) e nossa origem histórica/biológica e coletiva como espécie. Cada um de nós veio da água do ventre materno e, mais primitivamente, da água do mar.
TALAMANCA, 22 min. 42 seg., 2020, Etnográfico, Itália/Reino Unido/Costa Rica, Dir. Davide Marino
Sinopse: Há um som ecoando pela floresta de Talamanca. Ele desperta o extraordinário no universo ordinário de Justo, agricultor, pai e aventureiro BriBri. É o sopro do aqui e agora, a quintessência do que está vivo que expande uma história feita de materialidades imaginativas consagradas em meio à vivacidade da Terra e à epopeia mundana indígena. Um filme sobre o BriBri presente em Talamanca, sobre seu despertar inquieto e suas maravilhas companheiras.
CAMINHANDO SOBRE A ÁGUA, 50 min., 2017, Filme Arquivo, Itália, Dir. Gianmarco D’Agostino
Sinopse: A enchente de 1966 em Florença através dos olhos, da câmera e da criatividade de Beppe Fantacci, que ajudou os famosos artesãos de Florença a sobreviver à devastação da cidade. Uma história esquecida de desespero, criatividade e recuperação, o filme apresenta imagens coloridas inéditas e incríveis em 16 mm, além de memórias exclusivas da enchente, contadas por famílias como Bargellini, Ferragamo, Pucci, Tayar e por artesãos talentosos que sobrevivem até hoje graças a homens como Beppe Fantacci.
Programa 7
Horário: 20h - 21h45
Sessão Especial
Semi Salomão
UMA HISTÓRIA INESPERADA, 13min. 24 seg., 2022, Ficção, Curitiba-PR/Brasil, Dir. Miguel Junior
Sinopse: A conexão inesperada entre quatro desconhecidos envolve muito mistério e suspense.
A ÚLTIMA LOCADORA, 1h30, 2022, Ficção, Apucarana-PR/Brasil, Dir. Semi Salomão
Sinopse: Alex e Jean, dois amigos apaixonados por videogames, realizam o sonho de abrir uma locadora chamada Play Games. O negócio prospera até que Jean descobre um misterioso código em um cartucho de Master System que os transporta para dentro de um jogo. Agora, os dois enfrentam desafios, vilões e um universo fantástico para cumprir sua missão e retornar ao mundo real. Uma aventura divertida, cheia de referências à cultura gamer e ao universo das locadoras. Com ares de fábula moderna e uma estética inspirada nas fitas VHS e nos consoles clássicos como Master System, Nintendinho e Mega Drive, o filme celebra a infância e o espírito de aventura, com participação especial da atriz Isadora Ribeiro.
EQUIPE
Curadoria Geral e de Filmes: Donatella Tornado
Curadoria Filme Arte: Roderick Steel
Curadoria da Vernissage: Miguel Junior e Eluise Araujo Traleski
Assessoria de Imprensa: Xandy Novaski
APOIO INSTITUCIONAL:
REALIZAÇÃO:
Cinemateca de Curitiba: Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – Bairro: São Francisco, Curitiba-PR.
CONTATO: